data e hora

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hoje o assunto hanseníase...


Uma doença tão antiga e que já existia séculos antes de Cristo.
Vocês sabiam que na Bíblia tem relatos de casos da hanseníase e que eé conhecida como lepra?
A Hanseníase é uma doença muito antiga, com uma terrível imagem na história e na memória da humanidade.
Desde a antiguidade tem sido considerada uma doença contagiosa, mutilante e incurável, provocando atitudes de rejeição e discriminação dos doentes e sua exclusão da sociedade.
 Durante muito tempo, os portadores da hanseníase foram confinados em colônias, afastados de suas famílias e impedidos de participar do convívio social . 
 A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que ataca principalmente a pele e os nervos, mas que pode afetar também os olhos, e, outros órgãos deixando sequelas, se não for tratada precocemente.
 E como se adquire a doença?
Ah...ela é transmitida de pessoa para pessoa através das secreções das vias respiratórias (nariz , boca) e secreções das feridas, sendo necessário um contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento para adquirir a doença.
Aí bactéria penetra pelas vias respiratórias e cai na circulação. Quais são os órgãos de sua preferência para instalar-se?

 A bactéria gosta de áreas frias do corpo, como lóbulo da orelha, joelho e cotovelos, mas também se instala nos nervos periféricos e na pele.
Como se manifesta a hanseníase?

Em sua fase inicial, podem aparece manchas brancas ou avermelhadas na pele, estas manchas não coçam, mas tornam o local insensível a dor. Esta perda de sensibilidade, normalmente começa pelas mãos e pés, e está ligada diretamente ao fato de quando a pessoa se fere ou se queima e nem percebe.
Prestem atenção nestes sinais: surgimento de manchas brancas ou avermelhadas na pele, que não coçam e não doem. e não incomodam.
 Por isso muitas vezes passam desapercebidas, se estiverem em partes do corpo que temos certa dificuldade de olharmos (costas, nádegas),diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés e olhos, o que possibilita ferimentos, queimaduras ou ulcerações sem dor, possibilitando complicações como infecções locais sem as pessoas sentirem dor e não procurarem assistência.
E tem mais, gente...Diminuição ou perda de força muscular em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos ou um andar arrastado ou ressecamento dos olhos por não conseguir fechar as pálpebras direito.
Sabiam que o engrossamento da pele e a perda das sobrancelhas e cílios, também são sinais de hanseníase?
 Mas, atenção pessoal, somente um dermatologista, pode dar um diagnóstico conclusivo...
A manifestação da hanseníase depende muito do sistema imunológico da pessoa que entra em contato com a bactéria.
Más condições nutricionais, sociais e a falta de higiene são responsáveis pela queda da imunidade...
Então os cuidados para evitar a hanseníase é boa alimentação... lugares limpos e arejados...  e a higiene com os alimentos e com o próprio corpo...
Claro que isso é muito importante mas o primeiro cuidado é fazer com que os portadores de hanseníase se tratem. Sabe por quê?
 È que o tratamento acaba com os bacilos e, consequentemente, com a possibilidade de contágio
tratamento da Hanseníase é realizado em postos de saúde, gratuitamente e sem necessidade de internação. Os pacientes em tratamento, podem conviver normalmente com sua família, seus colegas de trabalho e amigos, enfim permanecerem na sociedade sem nenhuma restrição.
Caso tenha alguma suspeita, por menor que seja, é importante que você procure um dermatologista.
Um diagnóstico precoce permite o restabelecimento completo da hanseníase, inclusive com regressão das lesões.


fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hanseniase/hanseniase-3.php



Nenhum comentário: