data e hora

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Coqueluche



 Hoje o assunto é coqueluche... 
Imagina só? Uma doença que pouco se fala e que tem aumentado muito nos últimos anos em diversos países
.E tem gente que nem sabe o que é coqueluche... 

A coqueluche é uma INFECÇÃO CONTAGIOSA ...
Pessoal , eu sei que vocês tão cansados de saber, mas não custa nada falar...doença contagiosa é aquela doença que passa de pessoa pra pessoa...
 É uma infecção que dá no sistema respiratório... 
Pode ser confundida com uma gripe ou um simples resfriado
 Antigamente chamavam de tosse comprida.
 E sendo uma infecção respiratória ela é transmitida através da tosse, do espirro e até quando a pessoa doente fala... e pelo contato direto com o doente.
Ocorre em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida mas ACOMETE PRINCIPALMENTE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS.
Ultimamente têm acontecido casos em adolescentes e adultos apesar de ser raro em adultos.
Isso acontece porque as vacinas contra coqueluche protegem por 10 anos e depois disso a pessoa pode contrair a doença... 

 A coqueluche é uma doença que pode repetir...

Felizmente, adultos e crianças já vacinados dificilmente voltam a contrair a doença, a não ser que sejam expostos ao contato íntimo (beijar, abraçar) com um portador de coqueluche ou nos surtos da doença.

 Olha só a importância de vacinar as crianças, dar atenção às vacinas dos adolescentes e dos idosos, que podem contrair a doença, assim como os bebês, correndo sérios riscos ... Aqui vale lembrar que a única forma de prevenção da coqueluche é a vacinação. Em adultos e idosos, é recomendado que um novo reforço seja feito a cada 10 anos.
Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estágio catarral.
 O próximo estágio, paroxístico, se desenvolve cerca de duas semanas após o anterior e tem como característica acessos de tosses sucessivas, com intervalos variáveis. Estas podem estar acompanhadas de muco, e a ocorrência de vômito é possível. E dura alguns minutos e  a cada crise,  impede que o indivíduo respire até que se encerre. No término, o fôlego é retomado, geralmente por um “guincho respiratório”. As crises tendem a ser mais frequentes no período noturno. 
A coqueluche se não tratada direito, pode matar...

Aliás, qualquer doença pode matar se a gente não tratar direito... 
Portanto, se notou algum sintoma , procure ajuda médica, alias, procure a unidade de saúde do seu bairro, se as crises de tosse se manifestarem por mais de 15 dias pois elas podem ser sintoma de outras doenças e não da coqueluche.

PRA NÃO ESQUECER:

"Assim como em qualquer caso de infecção contagiosa das vias respiratórias, a transmissão de vírus e bactérias é feita por aerossóis expelidos durante a fala, espirros e tosse. Entretanto, a principal via de transmissão costuma ser as mãos, que são frequentemente levadas à boca e ao nariz do indivíduo enfermo, entrando em contato com secreções contaminadas, tornando-se assim um importante reservatório de germes. Para diminuir o risco de contaminação evite contato próximo e prolongado com pessoas infectadas com infecções respiratórias e lave as mãos com frequência, pois mesmos objetos manuseados por indivíduos doentes podem transmitir germes. Uma vez que haja bactérias ou vírus na sua mão, basta coçar o nariz ou encostá-la na boca para se contaminar."

Leia o texto original no site MD.Saúde:
 COQUELUCHE | Sintomas, tratamento e vacina http://www.mdsaude.com/2011/04/coqueluche-sintomas.html#ixzz2HiZXaAiD

Nenhum comentário: