data e hora

domingo, 27 de outubro de 2013

Hipotireoidismo...hipertireoidismo... é bom saber!

Vocês já ouviram alguém dizer em tom de preocupação... "Ah, eu to com tireoide" ?... Mas acontece que todo mundo tem tireoide, e tireoide não é uma doença e sim uma glândula em forma de borboleta que fica localizada no pescoço, logo abaixo do “pomo-de-Adão”. Ela regula a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, e é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Em um adulto normal, essa glândula pesa cerca de 15 gramas.
Segundo os endocrinologistas  a tireoide atua diretamente no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Então, quando há uma diminuição na produção dos hormônios T3 e T4  pela tireoide, ocorre o hipotireoidismo e aí podem aparecer alguns sintomas como: fadiga, aumento de peso,  intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda de cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão. Como estes sintomas nem sempre  aparecem juntos, é necessário pesquisar disfunção tireoidiana através de exames, quando ocorre um deles.

Apesar de ainda não ter sido descoberta a razão, segundo alguns endocrinologistas as doenças causadas pelo mau funcionamento da tireoide são mais comuns no sexo feminino. Além disso, os riscos aumentam com a idade/ Por isso  os endocrinologistas orientam mulheres acima de 40 anos, em especial, a fazerem o autoexame da tireoide periodicamente.
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequencia, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios. Em contrapartida, no hipertireoidismo, a glândula passa a funcionar de forma irregular produzindo mais hormônio do que o necessário. Assim, a pessoa perde peso, transpira em excesso, não tolera o calor, fica agitada, tem insônia, palpitações e menstruação irregular.
O diagnóstico das disfunções tireoidianas é feito com um simples exame de sangue, que dosa os níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide). O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos. Nestes casos, a disfunção é diagnosticada pelo conhecido “teste do pezinho” e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Para evitar as complicações das disfunções tireoidianas basta que o paciente siga as prescrições do seu médico, tomando o medicamento de forma correta e constante. No caso do hipotireoidismo, quando o tratamento não é adequado, ou mesmo quando a disfunção não é diagnosticada a tempo, podem surgir as seguintes complicações:
* Anemias
* Coronariana
* Desordem gastrointestinais, neurológicos, endócrinos, metabólicos e renais
* Disfunções respiratórias
* Dislipidemia
* Glaucoma
* Hipertensão arterial
* Insuficiência cardíaca
* Retardo mental, surdez e deficiência no crescimento em recém-nascidos com hipotireoidismo
                                                 
Vamos fixar bem isso na memória, gente...

Causas do Hipotireoidismo - Quando se trata da glândula tireoide, existem alguns fatores que afetam sua capacidade de secretar hormônios : Deficiência de Iodo, Estrogênio Excessivo, Deficiência de Progesterona, Deficiência de Proteína, falta ou excesso de sal, excesso de exercício, estresse,ingestão de gorduras polinsaturadas.

 Não se deve confundir hipotireoidismo com hipertireoidismo, pois as disfunções são opostas: enquanto no "hipo" existe diminuição da produção de hormônios; no "hiper", há o aumento.
 O hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 eT4 ...É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito. Cerca de um a cada 4 mil recém-nascidos possuem hipotireoidismo congênito. Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo "Teste do Pezinho" que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê. Em caso de resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, sob-rigoroso controle médico, para evitar suas consequências, entre elas o retardo mental. Assim, o bebê poderá ficar curado e ter uma vida normal.
Atenção nesses sintomas pessoal...Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotireoidismo

Sua tireoide é responsável por muito mais do que aumentar o seu metabolismo e ajudar você a perder peso. Ela desempenha um papel importante no equilíbrio, produz hormônios, reduz o colesterol, reduz a inflamação no seu organismo, ajuda a combater o câncer, reduzindo o risco de doença autoimune, mantendo seu cérebro energizado e mentalmente alerta, e retarda o processo natural do envelhecimento.

Muitos dos sintomas de hipotireoidismo listados acima podem ser facilmente evitados ou facilmente eliminados a partir de um controle sob os cuidados de um endocrinologista  que vai orientar adequadamente e capacitar você para assumir o controle da sua saúde.

Então, diante disso ,  você precisa ter um papel ativo na sua saúde:  faça um favor a si e educa-se pois só assim  você  fará o que é melhor para a sua saúde.

È assim mesmo, gente... sua saúde, seu bem estar, é responsabilidade sua... Se você não se cuida, não segue recomendação médica., orientação da sua agente de saúde, não faz a parte que lhe cabe , saiba que ninguém fará por você aquilo que é seu dever...

 CUIDE-SE!....


Nenhum comentário: