data e hora

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

8 de agosto - dia do combate ao colesteral

Você sabia que hoje é o dia nacional do combate ao colesterol?
  O Ministério da Saúde estima que as doenças cardiovasculares matam cerca de 400 mil pessoas por ano no Brasil  e um dos principais motivos é o colesterol ruim em níveis altos.
Os especialistas estimam que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se a taxa do colesterol ruim estivesse controlada.
Existem dois tipos de colesterol no corpo: o bom (HDL), que circula pelo sangue eliminando os excessos de gordura dos tecidos; e o ruim (LDL), que faz o trabalho contrário ao trazer a gordura produzida no fígado para os tecidos.
O aumento da taxa do LDL pode levar ao entupimento de artérias, provocando infarto ou derrame.
De acordo com os nutricionistas, a alimentação desequilibrada, pobre em antioxidantes e fibras e rica em frituras, pães, massas, refrigerante e doce, são as principais causadoras deste problema da saúde.
Devemos lembrar que o fator genético também faz a diferença nos níveis de colesterol ruim. Eliminar os alimentos que favorecem o aumento do LDL torna-se ainda mais fundamental para quem tem pré-disposição aos altos níveis do colesterol.
Os nutricionistas afirmam que  é possível controlar o problema apenas com mudanças de hábitos. Mas há  casos onde é preciso recorrer à medicação para reduzir o colesterol ruim e afastar o risco de pressão alta e outros problemas mais graves. Mas isso é com o clínico ou cardiologista...
Se o seu caso é controlar o colesterol, nutricionistas indicam uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, carboidratos integrais e fitoquímicos que ajudem a prevenir muitos problemas de saúde, inclusive a alteração dos níveis de colesterol. “Tudo isso, junto com exercícios físicos, é melhor ainda”.
Confira, agora,  quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim e tente incluir no cardápio para proteger a sua saúde e a da sua família.
São orientações de nutricionistas... tente segui-las!

Carboidratos integrais
Ao consumir pães, massas e arroz, prefiram sempre as versões integrais. Isso porque, como lembra a nutricionista, elas são ricas em fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle.

Farinha de casca de maracujá

Não é de hoje que as farinhas feitas a partir de certos alimentos são indicadas para combater problemas de saúde. No caso do colesterol ruim, a dica da nutricionista é a farinha de casca de maracujá, que é rica em fibras solúveis e insolúveis que auxiliam na redução do colesterol

Aveia

a aveia é uma fonte natural de  fibras que auxiliam na redução do colesterol ruim. Além disso, ela é conhecida por agir como uma “vassoura” no corpo, eliminando as toxinas por onde passa.

Frutas e vegetais frescos

As vitaminas e minerais presentes nesses alimentos também agem como antioxidantes, impedindo o acúmulo da gordura nas artérias

Sucos de frutas naturais

Assim como as frutas, os sucos naturais mantêm a presença das substâncias antioxidantes e das fibras. 

Leguminosas

Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e soja são ricos em vitaminas antioxidantes que impedem a oxidação das gorduras e não deixam que elas vão parar na parede das artérias.  Eles ainda são ricos em fibras, que ajudam na diminuição do colesterol.

Leite e derivados desnatados

Os laticínios devem sempre ser consumidos na versão desnatada por quem quer combater o colesterol, pois ela possui menos gordura que os produtos integrais. 

Gorduras boas, como as do abacate, de nozes e castanhas
Nos lanches do dia, prefira consumir alimentos ricos em gorduras boas, como o caso do abacate, de nozes e castanhas. Assim como os óleos vegetais, eles aumentam o HDL e diminuem o LDL. Porém, como são calóricos,  não  exagerar na porção é o correto.

Aves e pescados

De acordo com a nutricionista essas carnes também são pobres em gordura saturada. Os pescados, inclusive, possuem a gordura boa ômega 3, que é anti-inflamatória e ajuda na manutenção do colesterol. Quanto às aves, só não vale comer a pele do frango, que é bastante gordurosa. Os peixes marinhos são os mais recomendados pois são ricos em omega 3(sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha).

Carnes magras

Como a carne vermelha é uma das vilãs do colesterol alto, prefira as versões magras do alimento, que possuem menos gordura saturada, a responsável pelo aumento do LDL. Entre os exemplos das versões mais saudáveis estão o patinho, o músculo e o filé mignon.

Óleos vegetais de boa qualidade

Na hora de preparar suas refeições, a nutricionista recomenda usar óleos vegetais, como o azeite de oliva, que ajudam a aumentar o bom colesterol (HDL) e a diminuir o ruim (LDL). Além disso, eles são ricos em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes.

Então pessoal...  É assim... Você aprende a se alimentar e a sua saúde agradece... E não esqueça: exercícios físicos ajudam e muito ...

E quando se fala em alimentação saudável não podemos esquecer de dar uma olhada e tentar seguir, a piramide alimentar...
Esta que estamos apresentado, é a nova piramide alimentar que orienta não só a quantidade de alimentos que serão consumidos mas também a qualidade deles.


Espero que aproveitem as dicas... 
Um grande abraço a todos

Nenhum comentário: