data e hora

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

E a memória...como vai?

  


  Hoje estava pensando sobre a memória e o esquecimento ao longo da vida, e surgiram muitas dúvidas que, com certeza são de todos.
   Claro que essas dúvidas, só mesmo um especialistas para saná-las. Mas descobri uma maneira de entender (pelo menos eu acho) esse episódio complicado que é o esquecimento, ou melhor, os lapsos de memória e como diminuir riscos... 
  Vale lembrar que isso aqui é apenas a opinião de uma pessoa leiga , sem nenhum conhecimento cientifico.
 Então vejamos...
  Durante toda nossa vida vamos recebendo informações, conhecimentos, que guardamos na memória; coisas importantes e coisas sem nenhuma utilidade. Com o passar dos anos, nossa memória fica “lotada” de tanta informação. Aí vem aquela história de que dividimos tudo em “gavetas” no nosso cérebro. Ocorre que algumas pessoas conseguem manter suas “gavetas” organizadas, sem excessos. Já outras, vão acumulando tudo sem nenhum critério (dizem que isso nem é culpa delas). Numa certa altura da vida, aquela pessoa que conseguiu manter um certo equilíbrio na sua organização mental, se passar por algum problema de memória ou será por genética ou devido à vida estressante. No entanto, aquela que deixou as coisas acontecerem naturalmente, não manteve as rédeas do pensamento, poderá ter problemas de memória. 
     Daí, a ideia é essa:
  Guarde em sua memória apenas fatos e assuntos que valham a pena estar lá. Coisas inúteis , sem valor expressivo, devem ser deletadas, para não ocupar espaços.
  Exercite sua mente lendo bons livros, fazendo palavras cruzadas , convivendo socialmente... 
   Faça uma “faxina” naquelas “gavetas” de vez em quando e tente tirar de lá tudo que é nocivo para seu bem estar, como: mágoa inveja,ódio, rancor,lembranças que causam tristeza, sofrimento... colocando, no lugar delas, a alegria, o sorriso, a solidariedade, a amizade, o amor... 
  Algo importante, também é a alimentação. Inclua em seu cardápio: chocolate meio amargo (aproximadamente 30 gramas); alecrim e cúrcuma; peixes; frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, macadâmia);frutas frescas (melão, melancia, manga, uva, goiaba, mamão);  cereal integral como aveia em flocos, quinoa, amaranto, pães integrais.
 Depois disso, pode até ser que você venha a ter algum probleminha com a memória mas uma coisa é certa: você será uma pessoa mais feliz, mais querida ...de bem com o mundo!

 Agora um conselho da ACS: se você ou alguém da família está com problemas com a memória, seja ele de qualquer proporção, fale com seu médico... Busque ajuda... Cuide-se!

"Aproveito aqui para deixar a todos um grande abraço e meu agradecimento por me visitarem... Fiquem todos na paz do Senhor Deus" 
Iza Conde

Nenhum comentário: