data e hora

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Algumas considerações sobre coleta seletiva de lixo




 
Estamos ouvindo falar muito sobre lixo seletivo, não é mesmo? E algumas pessoas, perguntam o que é isso?
É apenas uma maneira organizada de colocar o lixo, separando para que se faça reciclagem daquilo que se pode aproveitar.
Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns  são o papel , o vidro , o metal e o plástico . As maiores vantagens da reciclagem são: evitar a utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a diminuição da quantidade de resíduos que necessita tratamento final como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Em casa não precisamos colocar cada um tipo de lixo em cesto separados, basta que separemos o lixo orgânico...
Lixo orgânico são restos de comida, folhas de árvore e outros materiais que entram em decomposição facilmente. Pode ser transformado em adubo, deve ser colocado separado de qualquer outro material.

Importante: papel higiênico, guardanapos e fraldas descartáveis vão sempre no lixo orgânico. Alguns produtos industrializados, pilhas comuns, fotografias, lâmpadas comuns, tomadas e adesivos, também devem ser colocados no orgânico, por não terem aproveitamento em reciclagens
Quando você encontrar alguma lixeira com as cores relacionadas a baixo respeite-as na hora de jogar o lixo, colocando cada tipo no seu lugar. Assim, você estará contribuindo com a separação do lixo e estará ajudando a preservar o meio ambiente.
CORES

Azul - Papel
Vermelho - Plástico
Verde - Vidro
Amarelo - Metal
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde 
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação 
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Laranja - Resíduos perigosos
Roxo - Resíduos radioativos


Tem alguns produtos que devemos ter o cuidado de não mistura-los no lixo pois contaminam  o meio ambiente acarretando sérios problemas

Por exemplo:

 Pneus

Os fabricantes são responsáveis pela destinação final dos pneus. Por isso, na hora de trocar os pneus, o correto é deixá-los no local de compra ou no ponto de troca.
 

Lâmpadas fluorescentes

Também devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por contarem com material tóxico, não devem ser colocadas nem no lixo orgânico nem no seletivo

 

Pilhas

A partir de uma alteração na legislação, ocorrida em 2010, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi feita a compra.
 

Baterias

O correto é devolver as baterias nas lojas que vendem os aparelhos. Eles devem receber esse tipo de material. O mesmo deve ser feito com as baterias de notebooks.
 
DICAS
 

Óleo de Cozinha :

Não jogue o óleo usado em frituras na pia. O correto é colocá-lo em embalagens PET (refrigerante ou água), fechar bem e dispor o material para coleta seletiva. Esse óleo vai para as associações de reciclagem e será reutilizado pela indústria, que o transformará em biocombustível ou material de limpeza.
Roupas e sapatos: quando ainda tiverem condições de uso, devem ser doados para entidades assistenciais. Se não puderem ser reaproveitados por outras pessoas, devem ser destinados para a coleta orgânica.
Bom, pessoal, não é necessário termos em casa cestos de cores diferentes, basta que separemos o lixo molhado ou orgânico do lixo seco...
As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.
Portanto, vamos começar esta mudança...
Afinal…
Queremos um lugar bom de se viver!!


Quero ter histórias para contar

 
Tudo em volta agoniza!
A Terra está em mudança constante...
Tudo aqui está se transformando...
Pessoas para melhor ou pior...
Mas o planeta...
É cada vez para pior!
A natureza explode sua ira em vulcões...
Chora desesperada inundando tudo...
Treme assustada e assustando com terremotos...
Revoltada revira o mundo com ciclones e tornados...
Avisa e implora por atenção...
Esquentando onde devia estar frio...
Esfriando onde deveria estar quente...
E o homem...
Finge não entender
E continua sua busca...
Que no final não vai dar em nada
Porque é justamente o que vai sobrar.
NADA!
E desse jeito
Nunca  mais alguém ouvirá: 
Era uma vez...
Numa terra linda e distante...

Nenhum comentário: